Concurso Público DETRAN 2018: Edital para Nível Médio – Técnico e Superior- vagas para todos os estados! Salário Até R$ 5.269,65!

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará – DETRAN/PA torna pública a
realização de Processo Seletivo Simplificado – PSS para selecionar candidatos para
desempenhar a função de Assistente Administrativo, em caráter temporário, na forma da Lei
Complementar nº 07, de 25 de setembro de 1991, alterada pela Lei Complementar nº 077,
de 28 de dezembro de 2011, Decreto nº 1.230, de 26 de fevereiro 2015, Lei nº 5.810, de 24
de janeiro de 1994, no que couber, Decreto nº 1.627, de 18 de outubro de 2016 e de acordo
com as disposições deste Edital

Atribuições dos cargos

O Analista de Trânsito deverá: a) planejar, elaborar, propor e coordenar políticas básicas para o trânsito; b) planejar, prover as condições operacionais e acompanhar a performance de suas áreas, buscando aperfeiçoar seus produtos e processos; c) cumprir , fazer cumprir, divulgar e orientar a aplicação da legislação e demais normas de trânsito nas áreas de suas respectivas atuações; d) supervisionar e coordenar serviços do DETRAN-; e) analisar e prover as condições administrativas, processuais, técnicas e operacionais necessárias aos sistemas de administração, de fiscalização, de auditoria, de informática e de atendimento ao usuário; f) executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis, previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB; g) executar outras atividades correlatas.

Já o Assistente de Trânsito deverá executar as tarefas de apoio técnico e administrativo, sob orientação superior direta, nas áreas de fiscalização, registro e licenciamento de veículos, habilitação e apoio à educação para o trânsito, com base no Código de Trânsito Brasileiro.

Edital Concurso DETRAN  2018

O último Concurso

O último concurso do DETRAN aconteceu em 2013. Na época, foram oferecidas 160 vagas nos cargos de Assistente de Trânsito (120 vagas) e Analista de Trânsito (40). Sob organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os inscritos foram avaliados por provas objetivas (todos) e discursivas (somente para analista).

A prova contou com 70 questões. Para ser considerado habilitado, o candidato teve que acertar no mínimo 16 questões do módulo Conhecimentos Básicos e 12 questões do módulo Conhecimentos Específicos e 35 questões do total de 70 questões da prova.

Foram cobradas questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico – Quantitativo, Noções de Informática, Legislação de Trânsito e Legislação Institucional para o cargo de Assistente. Já o cargo de Analista teve questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Noções de Administração Pública, Legislação de Trânsito, Engenharia de Tráfego e Legislação Institucional.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*