E se a Terra caísse em um buraco negro ?

E se a Terra caísse em um buraco negro ?

Buracos negros são um assunto polêmico no mundo da ciência e um fenômeno espetacular de ser observado.

Segundo o site Terra, “um buraco negro é um corpo celeste de massa muito grande para o espaço que ocupa, resultando um campo gravitacional tão forte do qual nem sequer a luz pode escapar“.

Esse fenômeno cósmico surge quando uma estrela entra em colapso e o restante de sua matéria fica limitada a um lugar pequeno e que logo começa a gerar um campo gravitacional gigante.

pburaconegro

Eles são invisíveis por emitirem muita radiação e podem produzir movimentos em corpos ao seu redor, agora imagine se a Terra caísse em um buraco negro…

O buraco negro realiza um efeito chamado “Spaghettification” que faz com que o que se aproxime dele estique para fora no mesmo sentido que um espaguete que acontece por conta de um gradiente de gravidade através do seu corpo.

terra+burraconegro

E se o planeta Terra chegasse a cair em um buraco negro, a consequência seria gravíssima. A explicação é que os mesmos efeitos gravitacionais que fazem com que ospaghettification aconteça geraria um efeito no nosso planeta.

A borda do nosso planeta seria atraída para o buraco negro e receberia uma carga de atração muito maior em uma extremidade. Daí então a condenação do planeta Terra estaria feita.

Um buraco negro é quase impossível de visualizar porque eles não emitem, mas em contrapartida possuem uma força gravitacional exercida sobre os corpos que é impressionante.

Confira uma simulação deste efeito no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=OGn_w-3pjMc

Fonte: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/

Deixe um comentário