Curso de Confeiteiro(ª) Gratuito no Senac

Inicialmente, seriam 128 vagas para os cursos, contudo, para atender à grande demanda de inscritos, a Prefeitura conseguiu junto ao Senac a ampliação do número de cursos oferecidos, garantindo 180 vagas para a população.

O coordenador da Carreta Escola e instrutor, Júlio Lima, usa sua história como exemplo.

“Encontramos aqui alunos muito interessados em aprender, em conhecer as técnicas. É muito legal ver a dedicação de todos eles. Muitos trabalham o dia todo, chegam aqui depois das 18h e estão com um bom astral e com pique”, elogiou Júlio, que há 20 anos era um aluno do Senac.

De acordo com o instrutor, outro dado que chama a atenção é o fato da maioria dos alunos querer ser um empreendedor. “Cerca de 80% dos alunos tem esta meta”. Este é o caso das amigas Carla Leal e Débora Silva, que estão entre os alunos que querem investir em um negócio próprio.

Entre os planos de Carla Leal, estava se inscrever no curso de Bases de Confeitaria. Porém, com as turmas fechadas, ela optou por fazer o curso de doces para festas e não se arrepende.

“Estou encantada com o curso. São muitas informações, muitas técnicas. Queria fazer confeitaria, mas no curso de doces, aprendi muito sobre recheios e coberturas, o que foi muito interessante. Agora é investir no meu negócio. Tenho toda a capacidade e poderei contribuir com o orçamento de casa”, disse Carla.

Já Débora Silva elogiou a estrutura e diz que se surpreendeu com o curso.

“Fiquei surpresa com a qualidade. O professor é ótimo e muito atencioso. A metodologia é boa, pois aprendemos praticando. Tudo é gratuito, desde os uniformes até os produtos que utilizamos na cozinha. Não tinha ideia de como é a estrutura da Carreta, foi algo maravilhoso, que muda a perspectiva dos alunos. Esta é uma iniciativa muito importante para a população”, disse Débora.

A carreta está instalada na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, em frente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A iniciativa faz parte do programa Senac na Comunidade, com a parceria da Prefeitura de Rio das Ostras e do Sindcomércio e apoio da Fecomércio.

SENAC – A iniciativa faz parte do programa Senac na Comunidade, que disponibiliza a capacitação profissional como ingrediente principal dos programas sociais. Ao todo, desde 2010, cerca de 28 mil pessoas já foram certificadas no Rio. Desse número, cerca de 10% somente nos cursos na área de Gastronomia. A alta empregabilidade desse setor é um incentivo. No Senac RJ, 78% dos egressos dos cursos de Gastronomia conquistam espaço no mercado de trabalho em até sete meses.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.

*